"O direito é criado pelo homem, é um produto tipicamente humano, um artifício sem entidade corporal, mas nem por isso menos real que as máquinas e os edifícios." - Gregorio Robles

15/11/2020

Domingo de eleição, Star Trek e hackers

star trek spock eleições eleitoral TSE democracia hackers STJ Fux

Domingo de eleição, tudo na mais perfeita normalidade. Um sol lindo hoje em Copacabana, onde voto. Porém a contabilização do TSE está deixando a desejar. Mais um pouco será tão lenta quanto a dos ianques. Em São Paulo, por exemplo, já são quase nove da noite e só 0.39% das urnas foi apurado. A corte eleitoral foi obrigada e se manifestar reconhecendo o atraso. Sigo acompanhando de perto, naquele misto de esperança e decepção que marca os pleitos eleitorais no país.

Mas deixando de lado a parte política e voltando à lentidão no processamento de dados. Essas intercorrências são complicadas na medida em que cada vez mais estamos dependentes da tecnologia. O isolamento social ao longo de 2020 apressou um processo que é irreversível, assim como o carro a motor foi irreversível em relação às carroças e outros de tração animal. A roda da História anda para a frente — felizmente. Mas nem tudo são flores e a tecnologia traz consigo inúmeros contratempos, digamos o mínimo, e novos desafios são colocados para as gerações posteriores.

Bom, Fux falou em seu discurso de posse na presidência do STF que pretende criar juízos 100% virtuais. Coisa de "Star Trek", será possível? A ideia parece ótima mas é preciso avaliar se há estrutura material e humana para dar conta disso. Eu sempre me vejo às voltas com os processos eletrônicos dos tribunais por aí, fora do ar, travados, lentos e assim por diante. E estou longe de ser um jejuno em informática, ao menos não pior que um usuário médio há anos utilizando computadores e internet. Se mesmo assim "apanho", que dirá um advogado idoso ou recém-apresentado às ferramentas modernas? O país é grande. E a qualidade do equipamento e a velocidade da conexão devem ser considerados na equação também. É complicado, diante de tudo isso, manter um ardente entusiasmo na virtualidade.

Outro dia o sítio do STJ "caiu", como se diz. Foi uma luta para reavê-lo. Ataque hacker, pois sim. É um exemplo das dificuldades, nada desprezíveis, trazidas com os novos tempos. Vejamos como será. Os carroceiros também espernearam contra os automóveis. Sigo aqui esperando a atualização dos resultados. Vida longa e próspera, Spock. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: