"O direito é criado pelo homem, é um produto tipicamente humano, um artifício sem entidade corporal, mas nem por isso menos real que as máquinas e os edifícios." - Gregorio Robles

11/02/2021

Sobre recuperação da economia na pandemia

economia mercado pandemia coronavírus capitalismo

Compartilho abaixo o vídeo "Veja desafios para recuperação da economia em meio à pandemia do coronavírus" da TV Senado, cujo título é autoexplicativo. Como se sabe — e todos sentimos na pele — a pandemia trouxe brutal retração na economia. 

O vídeo aponta dois motivos que tornam improvável uma recuperação neste ano, a saber, a debandada de investidores internacionais e a ausência de privatizações. Aqui adentramos a seara das narrativas ideológicas. Já falamos no blog que a reforma que querem é contra o povo. Entendo que não podemos ficar reféns dos especuladores internacionais. A chantagem, ou melhor diríamos extorsão, paira sempre no ar — ou a cartilha neoliberal (privatizações, desmantelamento do Estado Social, austeridade contra trabalhadores e servidores etc.) é aplicada ou sofram as consequências. Absurdo.

O veterano senador Espiridião Amin (PP-SC) aparece no vídeo. Acende o sinal amarelo quando defende que o Brasil aproveite seu potencial agrícola, o que nada é mais é que insistir na velha sina do país de ser um grande fazendão exportando commodities para o mundo. Mas melhora as coisas quando, ao lado disso, defende a "reindustrialização" e aponta nossa dependência inclusive em coisas básicas. Penso que o fortalecimento da combalida indústria brasileira deve ser parte integrante de um necessário plano nacional de desenvolvimento, com o cuidado, ecossocialista que sou, de pontuar a questão ambiental e as novas formas do século XXI, o que tem sido chamado de economia criativa.

Segue abaixo o vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário